PINTURA RUPESTRE EM CERAMICA

Passo a passo beasico de uma técnica bem legal, é só seguir as etapas e fazer também...

Peça: Vaso, pote e caneca de cerâmica branca tipo biscoito, sem esmalte ou acabamento. Material Básico: - Tinta Decorfix 150 Brilhante nas cores verde musgo, amarelo ouro, amarelo açafrão, laranja ágata, vermelho fogo, azul cyan e azul azurita - Tinta Decorfix 150 para Canetar preta - Selador Incolor da Linha Decorfix 150 e Médium retardador da Linha Decorfix 150 - Vaso de cerâmica - Pincéis chatos de pêlos macios, pincel mop e pincel linner de pêlos macios - Lápis, pano para limpeza, scova de dentes

Passo 1

Limpe a peça com um pano para remover todo pó. Com um pincel chato de pêlos macios, aplique de duas a três demãos de Selador Incolor em todo vaso, intercalando secagem por pelo menos uma hora.

Com o lápis preto trace os desenhos da paisagem rupestre na peça. Faça círculos para o sol, linhas curvas para dividir a peça e figuras estilizadas.

Com as cores verde musgo, amarelo açafrão e amarelo ouro pinte o fundo do vaso, deixando em branco as partes aonde serão pintadas as figuras. Trabalhe rapidamente, mesclando as cores. Misture o Médium Retardador nas tintas para facilitar a aplicação

Com o pincel mop suavize a pintura do fundo, dando "varridinhas" com pinceladas cruzadas bem de leve em toda peça.

Com os dois tons de azul pinte os demais círculos do vaso, da mesma forma. Lave o pincel com água sempre que trocar as cores. Aguarde secagem por 1 hora.

Com os dois tons de azul pinte os demais círculos do vaso, da mesma forma. Lave o pincel com água sempre que trocar as cores. Aguarde secagem por 1 hora.

Após secagem das cores aplicadas, faça os contornos e espirais em preto com o pincel linner e a tinta para canetar. Aguarde secagem por alguns minutos.

Com uma escova de dentes e a tinta para canetar, respingue a cor preto em toda peça, sem deixar excessos. Aguarde secagem completa por 24 horas.

Queima das peças e finalização do trabalho: Faça a fixação da tinta Decorfix 150 levando o vaso para queimar em forno doméstico, a gás ou elétrico, por 35 minutos na temperatura de 150 graus. Pré-aqueça o forno por cerca de 5 minutos antes de colocar a peça e espere que esfrie antes e para retirá-la do forno.

Outros Posts...